Saturday, September 16, 2006

A semana em que achei um apartamento?

Acho que posso ter achado um lugar pra morar. Um corretor me levou pra ver um apartamento de dois quartos na Marginal, que é a avenida ao longo da baía de Luanda. O apê pertence a um funcionário angolano da Embaixada da Alemanha. Parece q, no passado, alguns apartamentos do prédio eram ocupados por diplomatas alemães. Quando a embaixada resolveu desocupá-los, esse funcionário angolano pediu pra ficar morando num deles. Como o registro de propriedade daqui simplesmente não existe... O apartamento tem dois quartos, uma sala muito boa, vista pra baía, mas só um banheiro e uma cozinha muito pequenininha. E não tem garagem. A grande vantagem é que ele é super central. Fica a 10 minutos de carro da nossa embaixada e a um quarteirão de um dos principais supermercados de Luanda. Ele precisa de uma boa pintura e de armários. Ah, e é de segundo andar. Num edifício sem elevador, evidentemente.

No dia seguinte, fui ver uma casa na Praia do Bispo. A casa é muito mais confortável e está toda reformadinha, mas, apesar de não ficar propriamente longe, fica numa região onde não se pode andar a pé. Liguei pra Andreia, que está viajando a serviço pelo interior do Paraná e do Mato Grosso do Sul (vai fazer blitz nas estradas pra ver se pega agrotóxicos ilegais), e perguntei qual das duas situações ela preferia. Chegamos à conclusão de que preferíamos o apê.

Daí, no dia seguinte, voltei no apê com um cara que é o responsável pela manutenção da infra-estrutura física de uma cadeia de restaurantes brasileiros e que, por isso, tem a manha de fazer obra em Luanda. Ele deu umas idéias bem legais sobre o que fazer pra melhorar o apê e disse que voltaria lá no dia seguinte com um pintor, um marceneiro e um técnico em ar condicionados pra fazerem um orçamento de quanto sairia pra deixar o apê nos trinques. O orçamento não pode ser muito alto pq o dono do apartamento vai ter de topar tirar a grana dos US$ 72 mil que o MRE vai dar pelo meu contrato anual de aluguel. Ou então eu vou ter de tirar algo do meu próprio bolso, o que prefiro evitar, evidentemente. Pelo menos, o proprietário parece ser uma boa pessoa, além disso, o fato de que trabalha há muitos anos na embaixada da Alemanha me tranqüiliza bastante tb.

O fato de o apartamento ser na Marginal é legal tb pq vou poder correr no calçadão. Daí gostaria de me matricular no Clube Náutico, que fica no comecinho da Ilha, pra poder nadar lá. Assim, poderia correr até o clube, nadar lá e voltar correndo pra casa. Vou terminar triatleta! Aliás, tenho de voltar logo a fazer exercício pq minhas costas estão me matando e pq estou engordando.

Por falar em engordar, hoje de tarde vai ter feijoada na casa do diretor da Odebrecht Angola. Ele ligou pessoalmente pra convidar. Estou curioso pra ir, entre outros motivos, pq ele mora em Luanda Sul, o bairro que a O. construiu e que eu ainda não conheci.

Este finde eu quase viajei. A Patrícia foi pro Malange, uma província ao norte de Luanda, com o grupo de amigos surfistas dela. Mas tinha gente demais pra pouco carro. Tentei convencer a Carmen, uma equatoriana super gente boa de uma ONG de segurança alimentar, a ir, mas ela tampouco conseguiu um carro. Aliás, eu ainda não comprei um pq ainda não tenho a carteira de motorista daqui. Pra tirar, estava dependendo de ter a identidade diplomática, que só chegou na quinta. Agora, já dei entrada.

Aliás, a Patrícia e o Moniz, motorista da embaixada, me convenceram de que o melhor carro pra ter aqui é um Toyota Rav4. É um jipinho de madame desses. É importante ser Toyota pq é a marca cujas peças de reposição são as mais fáceis de encontrar. Além disso, o carro é fácil de vender. Tem uns que vem de segunda mão da Europa. Quando tiver minha carteira de motorista, vou sair pra procurar um. O dindin já tenho, o da ajuda de custo.

OK, cansei. Este finde vai ter mais posts, acho, pq é feriadão. Amanhã, é aniversário de Agostinho Neto, portanto, Dia do Herói Nacional. Como cai no domingo e a rapaziada não pode ficar sem um feriado, na segunda, ninguém trabalha. Bom, fds pra vcs!

1 comment:

Chris said...

vc nao contou como foi a tal feijoada!!!! Bacana??? Estou em Salvador no maior pé d´água...