Monday, December 25, 2006

Praia de Natal

Hoje, dia 25, fomos à praia em Palmeirinhas, a 30 km ao sul de Luanda. Eu já tinha ido lá, como contei alguns posts atrás. O plano inicialmente era irmos até Cabo Ledo, que fica 150 km ao sul, mas fiquei com medo de a gasolina não dar. Além disso, nos atrasamos porque, como nunca fui lá, quis pesquisar na internet sobre como chegar e ainda tive de passar na embaixada pra pegar meu passaporte: Cabo Ledo já fica em outra província (Kwanza Sul) e às vezes pedem passaporte na divisa entre províncias.

O problema da gasolina é o mesmo da eletricidade: distribuição. O país produz as duas formas de energia em excesso (Angola entrou para a Opep duas semanas atrás), mas não tem capacidade de distribuição. Então, falta energia elétrica toda hora, e é um suplício abastecer o carro. As filas nos poucos postos de gasolina são infindáveis. Além disso, é preciso, cada vez, descobrir qual o posto que tem gasolina. Sempre peço para um dos motoristas da embaixada abastecer para mim.

Cabo Ledo supostamente é uma das praias mais bacanas da região. Faz parte do parque nacional da Quissama. Me disseram que é fantástico para surfar porque rola um esquema meio Arpoador: há uma ponta de terra por meio da qual é possível caminhar até depois da arrebentação, em vez de ter de nadar até lá. Então, além das ondas serem muito boas, é possível pegar muito mais ondas por dia. Estou pensando seriamente em comprar uma prancha na África do Sul.

Hoje teria sido um bom dia para ir porque os angolanos não saem de casa no dia 25, de modo que as estradas estariam tranqüilas. Nos dias normais, a volta da praia é chata e perigosa. Ocorrem engarrafamentos enormes, e as pessoas dirigem como umas malucas, doidas com a cerveja que tomaram durante o dia. De fato, fomos e voltamos de Palmeirinhas numa ótima. A praia estava vazia, vazia. Só tinha umas 20 pessoas, numa praia enooooooooooorme. Achei mais legal do que da primeira vez porque o mar estava mais manso tb. Enfim, foi uma praia gostosa.

Voltamos pra casa e jantamos o nosso peru. Acho que vamos comer peru pelos próximos três meses...

No comments: